Font Size

Layout

Menu Style

Cpanel

INSTRUÇÕES DE PAGAMENTO

COMPARTILHE
FaceBook  Twitter

Alguns dos serviços consulares são gratuitos, como Registro de Nascimento e de Óbito, ou Certificado de Alistamento Militar.

Outros são cobrados de acordo com a Tabela de Emolumentos Consulares (veja no final desta página), conforme Portaria do Ministro das Relações Exteriores. As estampilhas (selos) coladas nos documentos constituem o recibo das taxas pagas, e toda a arrecadação é recolhida ao Tesouro Nacional.

O pagamento das taxas para o Consulado deve ser feito por meio de transferência bancária:

  • Pelo Banco do Brasil ou pelo correio:

O pagamento da taxa consular pode ser feito no Banco do Brasil em Gotanda (nas subagências de Ibaraki e Nagano, não é possível) ou em qualquer agência do correio japonês pelo sistema chamado Yubin Furikae.

Caso queira pagar em agência dos correios, veja abaixo um modelo já preenchido Guia de Pagamento (Yubin Furikae Haraikomihyo):

 

 

Todos os campos assinalados em vermelho são obrigatórios.  

Após o pagamento, enviar para o Consulado o original do canhoto que comprova o pagamento, o formulário correspondente preenchido e assinado, e a documentação necessária completa.

O Yubin Furikae Haraikomihyo está disponível nas agências dos correios e nas agências do Banco do Brasil. Caso queira receber uma Guia de Pagamento já preenchida com os dados acima, solicite ao Consulado, mediante o envio de envelope auto-endereçado e selado com ¥ 82 (oitenta e dois ienes). 

Todas as taxas de transferências bancárias são pagas pelo solicitante. Caso haja devolução ou cancelamento do pedido de documento, a taxa consular é restituída através de vale postal ou crédito bancário (valores superiores à ¥10.000, dez mil ienes), descontadas as taxas necessárias.

Clique aqui e veja a tabela com os valores dos serviços.